domingo, 3 de junho de 2012

Projeto A arte de reciclar



Apresentação
Após alguma análise sobre as áreas de conhecimento que mais gostamos, resolvi fazer uma aproximação entre Artes visuais e Ciências, trabalhando com o conteúdo Reciclagem. Pensando no tema do projeto foquei nos problemas ambientais que o nosso planeta esta passando, então criei o tema “A arte de reciclar”, pois, acredito que com a “reciclagem de papéis e sucatas” estaremos fazendo muitos benefícios em prol de nosso planeta.
Considerando que a proposta da reciclagem tem importância significante para a educação ambiental o tema pode ser trabalhado na sala de aula com a criação de brinquedos e objetos de decoração para ser usado em casa ou mesmo na escola.
Motivação
Essa motivação aconteceu porque é uma forma de ajudar o meio ambiente e motivar os alunos a reciclar materiais que são jogados muitas vezes nas ruas, salas de aula entre outros lugares, além de motivar os alunos a participarem das aulas de arte. No meu Estágio Supervisionado em Artes Visuais 3, utilizei o tema reciclagem, sendo que através deste retratei os instrumentos musicais como tambor, chocalho, pandeiro entre outros. A reciclagem é muito importante, pois contribui economicamente, socialmente, educacionalmente, ambientalmente e artisticamente na vida de um ser humano, levando o mesmo a muitas experimentações no seu cotidiano.
Portanto, a reciclagem é um fator importante que age de diversas formas, incentiva a arte, reduz a poluição ou a contaminação do planeta e ainda pode gerar renda para muitas famílias que necessitam de um salário digno.
Objetivo
O Projeto “A arte de reciclar” tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem visando à preservação do meio ambiente, trabalhando a possibilidade de todos expressarem-se nas modalidades da linguagem visual através da reciclagem (tecelagem, escultura, brinquedos, decoração), experimentação e pesquisa de materiais e de suas possibilidades, sendo que desta forma estarão contribuindo para um futuro melhor para todos.
Publico alvo
O Projeto aplicar-se-á em uma turma formada por 24 (vinte e quatro), com a faixa etária de 17 a 22 anos, da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista, do 2º ano formação, cujos mesmos participarão das atividades pratico/teórica.
Metodologia
1º Passo: Iniciarei a aula com apresentação do projeto através de slides mostrando a todos o objetivo do projeto, além do slide, filmes que motivem os alunos a refletirem sobre as questões ambientais.
2º Passo: Pesquisa coletiva que será lista no quadro sobre os problemas ambientais que a comunidade está vivendo e “descoberta conjunta” de materiais que podem ou não ser reciclados.
3º Passo: Experimentação e utilização de diversos tipos de materiais (papel, papelão, plásticos, sucata e outros materiais reaproveitáveis), produção de brinquedos e ornamentos.
4º Passo: A última etapa para a conclusão deste projeto será a apresentação com os alunos e exposição dos trabalhos desenvolvidos no decorrer da aula.
Instrumentos
Seriam usados como materiais: garrafa pet, pedaços de madeiras, pedaços de canos, prato plásticos, papelão, fita gomada, fundo e lacre de latinhas. A técnica será a de reaproveitamento de materiais, usando a colagem.
Referências de conceitos
O caminho percorrido foi através de muitas pesquisas e entusiasmo de proporcionar aos discentes aulas praticas e atrativas colocando com isso segue os links abaixo que iram demonstrar um pouco da pesquisa realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário